Blog do Instituto Líderes do amanhã

Acompanhe as atualizações

Resenha – Vencedoras por opção

Resenha Crítica – Por Felipe Pinto Gazoni, associado trainee do Instituto Líderes do Amanhã

Vencedoras por Opção é uma obra publicada em 2018, que resume anos de investigação do matemático americano James C. Collins e do administrador norueguês Morten T. Hansen. A pesquisa busca compreender por que algumas empresas conseguem alcançar um sucesso muito superior, quando analisado em longos períodos, em comparação a seus concorrentes diretos. Elas são chamadas pelos autores de “empresas 10x”, por apresentarem resultados exponencialmente maiores que as demais. Na edição traduzida para o português do Brasil, o prefácio é de autoria de Jorge Paulo Lemann, reconhecido empresário com participação em várias empresas, como a Ambev. Lemann destaca a importância de Collins nas decisões empresariais e como o livro explica suas pesquisas e percepções por meio de histórias reais de superação.

Jim Collins é bacharel em Ciências Matemáticas por Stanford e possui MBA pela Stanford Graduate School of Business. Trabalhou como consultor para grandes empresas, como McKinsey & Company. Collins também escreveu o sucesso de vendas Feitas para Durar, que esteve na lista de mais vendidos da Businessweek por mais de seis anos e foi traduzido para 25 idiomas. Morten, coautor deVencedoras por Opção, é professor de Administração na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Hansen já lecionou em Harvard e é PhD por Stanford. Ele é considerado pela Thinkers50 um dos mais influentes pensadores de gestão.

O livro é dividido em sete capítulos, nos quais os autores fazem comparativos entre empresas 10x e seus concorrentes diretos, analisando fatores de sorte e azar que influenciaram os resultados de cada uma. Será que as empresas que estão no topo de seus respectivos nichos tiveram mais sorte do que seus concorrentes diretos? Será que seus concorrentes enfrentaram mais azar? A conclusão dos autores é que “não”. O estudo mostra que não é a quantidade de sorte ou azar que define o sucesso de uma empresa, mas sim como essas organizações reagem a essas situações.

Os exemplos analisados revelam que as “empresas 10x” possuem alguns pontos em comum, que podem ser determinantes para sua permanência no topo, mesmo em momentos de crise. O primeiro fator é a presença de “líderes 10x”, como Bill Gates, Steve Jobs e Roald Amundsen. O autor apresenta quatro características em comum entre esses líderes, começando pela “disciplina fanática”. Os líderes 10x são consistentes em seus valores, padrões de desempenho, metas e métodos, e são incansavelmente focados na busca de seus objetivos.

O segundo fator é a “criatividade empírica”. Em momentos de incerteza, os líderes 10x não buscam conhecimento de maneira convencional, como em figuras de autoridade ou colegas acadêmicos. Em vez disso, confiam na observação direta e na experiência prática, tomando decisões baseadas em sólidas evidências empíricas. A terceira característica é a “paranoia produtiva”: uma hipervigilância quase neurótica em relação a ameaças e mudanças no mercado. Eles presumem todos os erros e azares possíveis e canalizam esforços para desenvolver planos de contingência e construir reservas financeiras, criando uma grande margem de segurança.

O “combustível” para essas características é a “ambição nível 5”: uma ambição que vai além da individualidade. “Líderes 10x” usam seu ego e intensidade para alcançar feitos maiores que eles mesmos, como construir uma grande empresa, mudar o mundo ou atingir um grande objetivo em prol de outros.

Nos capítulos seguintes, os autores explicam estratégias usadas por líderes 10x em suas empresas. São elas: a “Marcha das 20 Milhas”, “Primeiro balas de revólver depois balas de canhão”, “Liderar acima da linha da morte” e “Receita EMC”.

A “Marcha das 20 Milhas” é uma estratégia de crescimento e desenvolvimento contínuo e consistente. Busca alcançar metas em prazos determinados, independentemente de fatores externos, e conter ganhos para evitar ultrapassar consideravelmente os objetivos. O estudo mostra, por meio de exemplos comparativos entre empresas 10x e seus concorrentes diretos, que crescer rápido demais pode ser também um grande problema.

O conceito “Primeiro balas de revólver, depois balas de canhão refere-se a testar iniciativas em pequenas proporções antes de fazer grandes investimentos. Após obter conhecimento empírico sobre, a empresa pode lançar “balas de canhão” com maior segurança, com base nos resultados e ações já validados.

Liderar acima da linha da morte é explorado com três princípios: gerar reservas financeiras e “amortecedores” para minimizar impactos externos; limitar riscos por meio de uma gestão cuidadosa e controlada; e “abrir o foco e depois fechá-lo”, ou seja, manter uma vigilância constante para captar mudanças no mercado e agir no momento certo.

No capítulo final, os autores abordam a Receita EMC” (específico, metódico e consistente). Essa receita é composta por práticas operacionais claras e replicáveis que permitem criar um ambiente de sucesso sustentável. Empresas 10x possuem receitas EMC sólidas, que definem estratégias seguras e consistentes para sua atuação, criando um ambiente menos suscetível a crises e turbulências do mercado.

Vencedoras por Opção é um livro extremamente relevante para quem busca desenvolvimento individual e corporativo. As metodologias e os conceitos apresentados oferecem ferramentas para se destacar em um mundo competitivo e incerto. Embora a obra não garanta o sucesso, ela fornece ações que criam um ambiente propício à vitória. Esteja pronto para se aprofundar em cada item do livro para melhorar seu desempenho profissional, impactando positivamente as empresas em que você atua.

Autor

Felipe Gazoni

Felipe Pinto Gazoni

Associado Trainee

Studio Molle LTDA

Últimos artigos e notícias

Betina Menegaz Acerbi

09/04/2025

Gustavo Neris Bastos

09/04/2025

Gabriel Rodrigues Barbosa

09/04/2025

Felipe Pinto Gazoni

18/03/2025

Inscreva-se na Newsletter