Resenha Crítica – Por Gustavo Neris Bastos, Associado I do Instituto Líderes do Amanhã
Paixão por Vencer é um livro que possui dois autores. O primeiro é John (Jack) Frances Welch Jr. (Salem, 1935 – 2020), ex-CEO da General Electric (GE), conhecido como “gestor do século” ou “CEO nº 1 do mundo”. Durante os 20 anos em que liderou a empresa, ela alcançou o topo do mercado mundial. Seu valor de mercado aumentou de 13 bilhões de dólares para mais de 400 bilhões de dólares, redefinindo o conceito de empresa moderna. A segunda autora é Suzy Welch (Portland, 1959), esposa de Jack
Welch e ex-editora do prestigiado periódico Harvard Business Review. Ela possui perspectivas bastante únicas relacionadas a questões de negócios.
O livro se propõe como um conjunto de memórias por meio das quais se apresenta o conceito de liderança e como seria possível vencer, oferecendo uma visão única da jornada de Welch como CEO da General Electric (GE). O livro destaca seus princípios de liderança, estratégias de
negócios e filosofia de gestão.
Welch escreve com franqueza e paixão, compartilhando suas crenças sobre o que torna uma empresa e seus líderes bem-sucedidos. Ele enfatiza a importância de estabelecer uma visão clara, de criar uma cultura de inovação e responsabilidade e desenvolver líderes excepcionais.
Um dos principais temas do livro é o conceito de diferença. Welch acreditava que as empresas só poderiam ter sucesso se se diferenciassem da concorrência. Ele implementou uma série de estratégias para alcançar isso, incluindo a venda de negócios não essenciais, o investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a contratação e promoção de talentos excepcionais.
Welch também destaca a importância da comunicação aberta e honesta. Ele acreditava que os líderes deveriam ser transparentes com seus funcionários e criar um ambiente onde todos se sentissem valorizados e respeitados.
Em suma, Paixão por Vencer é um livro valioso para líderes empresariais, gerentes e qualquer pessoa interessada em liderança eficaz. Oferece insights práticos sobre como construir uma organização de sucesso e inspirar e motivar equipes. Seus principais pontos podem ser resumidos nos
seguintes tópicos: (i) a importância de “fazer a diferença” em negócios (ou seja, de ter um diferencial em sua empresa); (ii) a necessidade de estabelecer uma visão clara e uma cultura de inovação; (iii) a importância de desenvolver líderes excepcionais, pois são eles que fazem a empresa crescer; (iv) comunicação aberta e honesta como princípios; (v) a necessidade de se criar um ambiente de respeito e valorização.
Uma frase dita pelo autor na introdução sintetiza bem a ideia do livro: “Assuma uma postura de positividade e espalhe esse sentimento, jamais se faça de vítima e, pelo amor de Deus, divirta-se”.