Blog do Instituto Líderes do amanhã

Acompanhe as atualizações

Resenha – Empreendedorismo Disciplinado

Resenha Crítica – Por Raphael Ribeiro dos Santos, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã

Não existe receita para o sucesso. Porém, há diversas formas de fracassar quando o assunto abordado é empreender. Transformar uma ideia em nota fiscal é extremamente complexo, principalmente porque o mercado possui inúmeras variáveis. E mesmo que houvesse a possibilidade de replicar o mesmo cenário de um dado período no presente, provavelmente não haveria as mesmas chances de sucesso que um empreendedor tenha obtido naquela situação. A obra de Bill Aulet, empreendedor e professor do MIT, apresenta uma série de metodologias focadas em garantir a maior probabilidade de sucesso para aqueles que desejam tornar sua ideia de negócio em realidade, mas que não sabem como. Aulet apresenta estatísticas, descreve o objetivo do livro e traz uma série de cases para sustentar seu método. A obra apresenta o curso de Aulet no MIT e garante que diversos de seus alunos obtiveram sucesso, justamente por apostar nas 24 etapas para criar uma empresa.

O início da obra busca refutar a ideia de que empreender é algo limitado a pessoas específicas com talentos inatos, pois não está vinculado a um gene, mas sim à disciplina feroz de todos aqueles que tiveram sonhos em um dado momento na vida. Além disso, um outro ponto crucial é explicar os tipos de empresas existentes no mercado: empresas de família, pequenos negócios e empresas de inovação. Aulet destaca que o foco da obra são as startups, negócios mergulhados em inovação, escaláveis e repletos de tecnologia.

A partir dessa introdução, a obra é categorizada em 6 blocos, os quais descrevem os objetivos macros do empreendedor e que determinam o caminho a ser percorrido para construção de um negócio sustentável. Esses blocos são: “Quem é seu cliente?”, “O que você pode fazer por seu cliente?”, “Como o cliente adquire seu produto?”, “Como você ganha dinheiro com seu produto?”, “Como você projeta e cria seu produto?” e “Como você dimensiona seu negócio?”. Todas essas subáreas são elaboradas com questionamentos, visto que o objetivo da obra é ensinar aos futuros empreendedores os passos da excelência. A primeira etapa é a mais complexa, pois direciona a seleção de mercado e, consequentemente, quais clientes você deseja alcançar com seu produto e/ou serviço. É uma das etapas mais complexas, pois é necessário selecionar de forma mais específica possível o mercado de atuação ou, como o Aulet nomeia, o mercado cabeça de praia. Um outro ponto é a seleção do perfil de cliente, também conhecido como persona. Essa é uma metodologia que não é aceita por muitos, por ser simplista e por rotular o cliente, principalmente para quem atua com marketing. No entanto, Aulet apresenta como uma metodologia para identificação do cliente e traz exemplos claros de negócios de sucesso que utilizaram esse método, como a Sensable Technologies.

As demais etapas trazem de forma mais suncinta a abordagem de precificação, como criar um canal de vendas ideal, como selecionar a vida útil do seu produto, como definir o custo de aquisição de um cliente e entender como dimensionar seu negócio de forma abrangente e clara. A obra, apesar de trazer diversas metodologias, não é suficientemente profunda para se tornar um manual de empreendedorismo, principalmente se tratando de startups, as quais precisam gerar alto fluxo de caixa o mais rápido possível e se tornarem atrativas para um possível investimento ou venda.

Aulet é extremamente inteligente em frisar no título a palavra “disciplinado” e é a principal característica dos que desejam se aventurar na estrada do empreendedorismo. A obra tem como objetivo direcionar e provocar os futuros inovadores sobre os desafios e alertar que, sem um aprofundamento em todos os tópicos abordados, a chance de criar um negócio relevante, maduro e lucrativo é extremamente baixa ou quase impossível. Portanto, a sagacidade, busca incessante por conhecimento, persistência e metodologia são os fatores fundamentais para a ideia revolucionária se tornar um negócio de sucesso.

Autor

Raphael-Ribeiro-dos-Santos

Raphael Ribeiro dos Santos

Associado II

Maxpar - Autoglass

Últimos artigos e notícias

André Hemerly Paris

15/10/2024

Emilio Henrique Stein Junior

08/10/2024

Matheus Gonçalves Amorim

08/10/2024

Emilio Henrique Stein Junior

08/10/2024

Emilio Henrique Stein Junior

08/10/2024

Inscreva-se na Newsletter