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Resenha – De Zero a Um

Resenha Crítica – Por Jhonnilo Soares Cunha, Associado III do Instituto Líderes do Amanhã

Nascido em 1967 na Alemanha, Peter Thiel, além de escritor, é empreendedor e empresário. Ele é mais conhecido por ter sido, juntamente a Elon Musk, fundador do PayPal, gigante do setor de pagamentos. O livro, além de trazer brilhantes insights, reforça veementemente que, enquanto existirem problemas, existirão soluções a serem descobertas e, quem buscar solucionar estes problemas serão os próximos empresários bem sucedidos, e não aqueles que copiam soluções existentes. O autor, muitas vezes em sua obra, desfaz em nossas mentes conceitos advindos de senso comum, como o fato de que, para ter sucesso, basta às empresas replicar uma ideia de negócio que está dando certo no Vale do Silício, modelo que tem sido reproduzido com frequência.

Para Thiel, o mundo vive uma era de estagnação econômica em que as pessoas acreditam que a tecnologia tem a ver apenas com máquinas, softwares, etc. Inovar é fazer as coisas de uma maneira nova e melhor, por isso há ainda muito espaço para avanço, não só tecnológico, como de novas soluções de negócio. Nesse sentido, três conselhos principais norteiam a obra deste autor.

O primeiro conselho remete à necessidade de uma cultura forte. Peter notou que as empresas bem sucedidas não apenas possuem uma cultura, mas são a cultura. Nessas empresas, a cultura transparece nitidamente, sendo facilmente notada por todos. Um fator para que isso seja possível, de acordo com ele, é que os membros da startup precisam se gostar durante e fora do expediente. O fundador possui o papel fundamental de manter o time unido. Como muitas empresas multinacionais oferecem salários e benefícios altos na esperança de conquistar talentos, a dica que o autor dá é a de ser competitivo onde se pode ganhar: oferecendo um clima agradável, pessoas legais e um propósito transformador. Estes são um dos poucos fatores que podem fazer as pessoas saírem de uma posição com um salário maior.

A segunda característica de uma startup de sucesso é que elas valorizam as vendas. É uma falácia dizer que um produto se vende sozinho. Existem diversos produtos geniais no mercado, porém ainda desconhecidos. Uma empresa pode facilmente morrer com algo inovador nas mãos. Planejar as vendas é fundamental. O conselho do autor é se tornar especialista em um canal de vendas. Apenas quando bem maduro neste canal, deve se migrar para outro. Interessantemente, as startups que obtêm mais sucesso operam primeiro em mercados pequenos. Isso se dá pelo fato destes mercados serem fáceis de ser dominados e a chance de sucesso aumenta. Após conquistar esse mercado e criar raízes, aí sim é a hora de expandir. A título de exemplo, a Amazon fez isso com livros antes de diversificar e o Facebook começou por Harvard antes de escalar globalmente.

Que verdade pouquíssimas pessoas concordam com você? Esta talvez seja uma das perguntas mais intrigantes das obras vistas ao longo do ciclo de formação. É interessante como ele a utiliza, não só para nos estimular a pensar, mas para explanar o conceito de que startups devem buscar o monopólio. E que, por mais receio que as companhias possam ter deste termo, fica claro o motivo pelo embasamento trazido pelo autor. Empresas que têm muitos concorrentes naturalmente terão seus lucros tendendo a zero. É importante ressaltar que o monopólio estimulado não é aquele que, pura e simplesmente, pratica o aumento exacerbado de preços. Atualmente, empresas baseadas em informações do público, por exemplo, são consideradas monopólios. em alguns setores se dá a eles maior margem de manobra para cuidar dos funcionários e seus produtos e causar maior impacto no mundo. A capacidade de opressão de monopólios modernos é cada vez menor. Quem não pensar em seus clientes deixa de existir da noite para o dia. Então, Thiel nos sugere que empreender é buscar o seu monopólio, tomando uma grande parcela de um nicho pequeno, para ter mais chances de sucesso.

Por fim, o autor desmistifica um pouco sobre o mito da diversificação. Neste ponto, há bastantes pontos de discordância de minha linha de pensamento com a dele. Acredito que em retrospecto fica óbvio dizer que deve se concentrar em uma determinada escolha. Contudo, são válidas algumas informações passadas pelo autor, que poderão servir de filtros que irão direcionar e qualificar o processo de diversificação. Empresas que estão atuando em mercados nichados com escopos que são monopolistas têm mais chances de, num futuro breve, superar o retorno de centenas de startups que acreditam apenas no modelo de globalização, de copiar um modelo que já tem sucesso e, às vezes, incrementar algo nele.

De Zero a Um é uma leitura altamente recomendada para empreendedores, investidores e todos aqueles interessados em inovação e negócios. A obra apresenta uma abordagem instigante e original sobre como criar empresas verdadeiramente inovadoras, oferecendo insights práticos e reflexões profundas sobre o mundo dos negócios e a importância de pensar de forma diferenciada. Peter Thiel nos desafia a questionar conceitos amplamente aceitos e nos mostra que o caminho para o sucesso está em buscar soluções inéditas para problemas reais, em vez de simplesmente replicar modelos existentes. Sua perspectiva sobre a necessidade de construir uma cultura forte, planejar vendas estrategicamente e almejar o monopólio como um objetivo legítimo traz uma nova forma de enxergar o empreendedorismo e a criação de valor. A obra se destaca por sua capacidade de instigar o leitor a repensar paradigmas e a buscar novas formas de transformar ideias inovadoras em realidades empresariais bem-sucedidas.

Autor

Jhonnilo-Soares-Cunha

Jhonnilo Soares Cunha

Associado I

Mila Transportes

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