Blog do Instituto Líderes do amanhã

Acompanhe as atualizações

Por que fazer um MBA internacional?

Artigo de Opinião – Por Aurea Lucia Fonseca Mocelin, Associada Honorária do Instituto Líderes do Amanhã

Hoje em dia, ter um MBA já não é mais uma garantia de crescimento na carreira para jovens profissionais. Na tradução literal, Master in Business Administration quer dizer “mestrado em administração de negócios”, que, na prática, são programas de pós-graduação voltados para as áreas de negócios, como gestão, finanças, empreendedorismo e marketing. 

Como disse Elon Musk, Diretor Executivo da Tesla Motors: “Há a MBAlização dos Estados Unidos, o que não acho bacana.” Ou seja, em um mercado de trabalho competitivo com grande concorrência pelas vagas que surgem, a especialização torna-se um pré-requisito, e não mais um diferencial.

Mas, e se o MBA for internacional? Há alguma diferença?

A resposta é: sim! De acordo com um artigo publicado pelo Centro Universitário UNICEPLAC, em 2022, o aspecto mais impactante do MBA internacional é o ambiente multicultural, que conecta estudantes e professores do mundo inteiro em um só lugar, como o MBA on-line do Hayek Global College.

Neste, há estudantes de todos os lugares do mundo: de Dubai, Sudão do Sul, França, Guatemala, China, Brasil, entre outros. Por meio de um clique, eles fazem networking internacional concomitantemente, trocando anotações, esclarecendo dúvidas, fazendo brainstorming com o uso da tecnologia em tempo real.

Claro que realizar uma viagem internacional não seria nada mal — além do conteúdo, a vivência em outro país com pessoas em situações semelhantes, com interesses semelhantes e enfrentando desafios semelhantes, ajuda a desenvolver habilidades, como adaptabilidade, resiliência, empatia e capacidade efetiva de comunicação. Contudo, são custos muito altos que não atendem as expectativas de muitos interessados.

Diante disso, o Hayek College, por exemplo, é uma alternativa para quem quer economizar e estar conectado digitalmente e internacionalmente, por um preço acessível, além de ser uma das primeiras iniciativas no Brasil nesse tipo de ensino e especialização.

A exposição a uma educação de qualidade global, o desenvolvimento de competências globais e a ampliação das perspectivas de carreira, definitivamente, já são motivos convincentes para embarcar nessa jornada, os quais são diferenciais significativos no mercado de trabalho. Quem sabe Musk não muda de opinião?

Autor

Aurea Lucia Mocelin

Aurea Lucia Fonseca Mocelin

Associada Honorária

Olho do Dono S/A

Últimos artigos e notícias

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Alan Mori Brito Soares

15/07/2024

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Inscreva-se na Newsletter