Blog do Instituto Líderes do amanhã

Acompanhe as atualizações

Free State Project – Liberdade na Prática

Artigo de Opinião – Por André Hemerly Paris, Associado III do Instituto Líderes do Amanhã

Como seria uma sociedade em que os ideais libertários são aplicados de forma completa e na prática? É o que o Free State Project (FSP) busca responder. Concebido em 2001 e posto em andamento a partir de 2016, o projeto objetiva reunir vinte mil indivíduos alinhados com as ideais libertárias em New Hampshire nos EUA. A finalidade do projeto é criar uma sociedade que maximize a liberdade individual e realmente minimize a intervenção estatal.

O libertarianismo, em sua essência, defende a liberdade individual como o valor fundamental. Nesse contexto, Robert Nozick, em sua obra “Anarquia, Estado e Utopia[1]“, argumenta que o Estado deve ser limitado ao mínimo indispensável e ser responsável apenas por proteger a vida, a liberdade e a propriedade. O FSP espera implementar esta filosofia e seus princípios em New Hampshire.

O projeto também encontra eco nas ideias de Ludwig von Mises e Friedrich Hayek, cujas obras “Ação Humana[2]” e “O Caminho da Servidão[3]“, respectivamente, defendem a liberdade econômica como um componente essencial para a prosperidade e o desenvolvimento humano.

Um exemplo concreto do impacto do FSP pode ser visto na legislação de New Hampshire. O projeto foi capaz de influenciar a promulgação de leis que reduzem restrições à liberdade individual. As políticas favoráveis ao livre mercado do Estado norte-americano de New Hampshire atraem empresas e estimulam o empreendedorismo, fato que evidencia como a redução de práticas intervencionistas podem fomentar a o crescimento econômico e a prosperidade.

A presença de uma comunidade vibrante de startups tecnológicas e a implementação de políticas fiscais competitivas são reflexos diretos do maior alinhamento de New Hampshire com ideias libertárias.

O Free State Project é uma iniciativa que nasceu da esperança por uma sociedade baseada tanto na garantia da liberdade, como na responsabilidade individual dos integrantes do projeto. O FSP proporciona um campo de teste para ideias libertárias, um laboratório vivo para o debate sobre qual o papel, e até mesmo sobre a necessidade, do Estado para que indivíduos se organizem socialmente.


[1] NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1991.

[2] VON MISES, Ludwig. Ação Humana: Um Tratado de Economia. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

[3] HAYEK, Friedrich A. O Caminho da Servidão. São Paulo: LVM Editora, 2010.

Autor

André-Hemerly-Paris

André Hemerly Paris

Associado III

Fakos

Últimos artigos e notícias

André Hemerly Paris

17/06/2024

Marina Zon Balbino

10/06/2024

Marina Zon Balbino

10/06/2024

Mateus Vitoria Oliveira

10/06/2024

Inscreva-se na Newsletter