Blog do Instituto Líderes do amanhã

Acompanhe as atualizações

Propriedade privada, o caminho para prosperidade

Artigo de Opinião – Por Hermes Vinicius Fim, Associado II do Instituto Líderes do Amanhã

Inovação, crescimento econômico, desenvolvimento. Tudo isso é possibilitado e estimulado pela existência da propriedade privada. Afinal, não é apenas um direito; a propriedade privada funciona como um mecanismo espontâneo de organização da sociedade. Desse modo, permite a prosperidade das nações e a preservação da liberdade individual.

As nações que mais prosperam, junto com seus povos, são aquelas que abraçam a propriedade privada e criam um ambiente propício ao empreendedorismo, com segurança e uma força de trabalho qualificada. Isso fica evidente ao olhar para o Ranking de Liberdade Econômica, da Heritage Foundation, o qual avalia 186 países em critérios como direitos de propriedade, integridade do governo e eficácia judicial. Isso significa que uma boa gestão do Estado é aquela que garante que as leis e os procedimentos são aplicados com equidade, sem que um grupo seja favorecido em detrimento de outros. Entre as primeiras colocações nesse ranking, encontra-se países como Suíça, Irlanda e Nova Zelândia. Não por acaso, essas nações também são consideradas alguns dos melhores lugares para se viver no mundo. Enquanto o Brasil ocupa a 127ª posição, o que pode ser interpretado como um alerta para a necessidade de melhorias a serem feitas no país.

A propriedade privada é um dos principais caminhos para a liberdade e para uma vida próspera. Ela concede ao indivíduo a autonomia necessária para perseguir seus objetivos, correr riscos, enriquecer. John Locke argumentava que a propriedade privada emerge quando indivíduos misturam seu trabalho com a natureza, tornando-a sua propriedade. Assim, trabalhar não é apenas empregar uma força, ou multiplicar “força x deslocamento”, como ensina a Física. O trabalho é aquilo que permite a cada pessoa um propósito, e a construção de empreendimentos que mudam o curso da história. Tudo o que hoje é utilizado é o resultado dos esforços inventivos de pessoas que, em algum momento, ousaram inovar. A propriedade privada é um pilar da liberdade individual. É a ferramenta que permite ao indivíduo criar o seu próprio destino, sem ser tutelado por alguém que, frequentemente, tenta lhe dizer o que é melhor para sua vida.

Diante de tudo o que foi exposto, fica claro que os melhores lugares para se viver no planeta são aqueles onde há maior liberdade de mercado, proteção da propriedade privada e limitações claras às ações do governo. Também é possível compreender que proteger a propriedade privada é construir uma realidade onde cada pessoa pode prosperar. Afinal, cada indivíduo é o único responsável por conduzir sua vida, suas escolhas e seus resultados.

Autor

Hermes Fim atualizada

Hermes Vinicius Fim

Associado II

Viação Águia Branca

Últimos artigos e notícias

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Alan Mori Brito Soares

15/07/2024

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Raphael Ribeiro dos Santos

15/07/2024

Inscreva-se na Newsletter